6 dicas para ter uma casa mais sustentável!

A preocupação com o meio ambiente, com a qualidade de vida em nosso planeta é cada vez maior entre as pessoas. Tornou-se uma discussão saudável pela urgência do tema.

Os efeitos das más escolhas do Homem na sua relação com a natureza e com as outras espécies vem cobrando a conta : desastres naturais e decorrência de desmatamento sem sustentação, cidades sufocadas pela poluição, queda da qualidade de vida nos grandes centros e até em cidades do interior.

E a consciência com as soluções que salvem o meio ambiente podem (e devem) começar em casa, com atitudes muito simples, na maioria das vezes, que vão ajudar a reduzir a demanda de combustíveis fósseis e agressivos, economizar água (que é um bem finito) e também melhorar as condições de vida.

Sem contar que faz muito bem à consciência. Vamos falar de 6 dicas para ter uma casa mais sustentável

1 – Casa mais sustentável? Lute contra o Stand-By!

O nome é estranho, mas o gesto é bem conhecido: o stand-by é a forma como muitos aparelhos ficam preparados para ser religados quando desligamos e não tiramos na tomada.

Isso é muito comum em TVs, micro-ondas, aparelhagens de som, roteadores de internet, mas podem estar em outros aparelhos. Este modo consome energia e também reduz a vida útil dos aparelhos.

A dica é tirar a tomada quando for viajar, trabalhar ou dormir. Assim você economiza energia e dinheiro também.

2 – Casa mais sustentável? Compre lâmpadas de baixo consumo!

Sim, as lâmpadas de LED custo um pouco mais, porém, ao olhar as vantagens e benefícios delas, quem sai mais caro são as lâmpadas tradicionais.

  • Não contém metais pesados na sua composição.
  • Tem uma durabilidade maior que as convencionais.
  • Pela durabilidade maior, gera menos lixo.

3 – Casa mais sustentável? Otimize algumas rotinas!

Algumas mudanças de hábito são simples – e a gente depois se pergunta porque não agia assim antes.

  • Nas lavadoras de roupas e de louças, procure sempre acumular e aproveitar ao máximo o espaço, evitando lavagens com água demais.
  • Você pode reaproveitar a água da lavagem de roupas para lavar áreas e quintais ou usar na descarga de sanitários.
  • Para passar roupas, também acumule ao máximo, assim você economizará energia.
  • Mantenha sempre as luzes apagadas onde não estiver precisando.
  • Deixe sempre a torneira fechada quando não estiver usando enquanto escova os dentes, toma banho ou ensaboa a louça.

4 – Casa mais sustentável? Use energia solar!

A busca por fontes de energia limpas, reduzindo o consumo de fontes agressivas ao meio ambiente, é um caminho sem volta. E os resultados são os melhores possíveis.

A energia solar está presente o tempo todo em nossa vida e de graça. Com um sistema de geração de energia a partir da radiação solar – mesmo em dias nublados.

O abastecimento é ininterrupto, reduzindo muito o gasto e a conta de energia elétrica e ajudando na preservação do meio ambiente. O sistema é de longa duração e o custo de manutenção é baixo. Entenda como implantar a energia solar em sua casa.

5 – Casa mais sustentável? Faça seu próprio material de limpeza!

Existem diversas receitas que usam ingredientes como bicarbonato de sódio, vinagre, limão e outros para produzirmos materiais de limpeza caseiros.

Desta forma, não só economizamos bastante com a conta do mercado, mas evitamos o consumo de produtos com muitas substâncias tóxicas e componentes que podem fazer mal a saúde.

6 – Casa mais sustentável? Cuide do seu lixo!

Uma casa produz toneladas de lixo, das mais variadas formas, ao longo de um ano. E grande parte dele pode ser reaproveitada.

Faça a separação seletiva do lixo reciclável, deixando à disposição de quem faz a coleta seletiva na sua região – você pode entrar em contato com um local e organizar uma visita agendada para você e a vizinhança. O lixo reciclável pode ficar dias em um canto da casa, basta lavar latas e garrafas, tampar o que for possível para evitar a presença de insetos e o meu cheiro.

 

Gostou destas ideias? Agora é arregaçar as mangas e tornar a sua casa e o seu planeta um lugar melhor de viver!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *