O que é o Wi-Fi e como ele funciona?

O WiFi é uma tecnologia que usa ondas de rádio para fornecer conectividade de rede. Uma conexão WiFi é estabelecida usando um roteador sem fio para criar uma rede wireless que  permite que os usuários acessem os serviços da Internet. Uma vez configurado, o WiFi fornece conectividade sem fio aos seus dispositivos, emitindo frequências, com base na quantidade de dados na rede.

Em um futuro próximo, a rede sem fio pode se tornar tão difundida que você poderá acessar a Internet em qualquer lugar, a qualquer hora, sem usar fios.

O que significa Wi-Fi

Você pode se surpreender ao ouvir que muitas pessoas não sabem que o WiFi é um termo abreviado. Há uma série de teorias sobre o que o termo significa, mas a definição mais aceita para o termo na comunidade de tecnologia é Wireless Fidelity.

A tecnologia sem fio tem se espalhado ultimamente e você pode se conectar praticamente em qualquer lugar; em casa, no trabalho, em bibliotecas, escolas, aeroportos, hotéis e até mesmo em alguns restaurantes.

Como funciona

Como os telefones celulares, uma rede WiFi faz uso de ondas de rádio para transmitir informações através de uma rede. O computador deve incluir um adaptador sem fio que irá converter dados enviados em um sinal de rádio. Esse mesmo sinal será transmitido, via antena, para um receptor conhecido como roteador. Uma vez decodificados, os dados serão enviados para a Internet através de uma conexão com fio.

Como a rede sem fio funciona como um tráfego bidirecional, os dados recebidos da Internet também passam pelo roteador para serem codificados em um sinal de rádio que será recebido pelo adaptador sem fio do computador.

Como se conectar

Para iniciar uma conexão com um roteador sem fio, primeiro você deve garantir que ele esteja conectado ao ponto de conexão com a Internet. Ligue o modem externo antes de conectar o roteador ao computador por meio de um cabo. Em seguida, ligue o seu roteador sem fio e abra o navegador da Internet.

Você será solicitado a digitar um endereço IP do roteador. Esse endereço IP irá variar, dependendo do serviço que você usa. Em alguns casos você vai precisar trocar a senha usando  ip 192.168.1.1  que da acesso a ele, geralmente essas informações se encontram na etiqueta debaixo do aparelho.Agora preencha o nome de usuário e a senha do seu roteador.

O Wi-Fi tem muitas vantagens, pois as redes sem fio são fáceis de configurar e baratas.. Essa é a maneira que o seu Wi-Fi se comporta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *