Prova de Redação do ENEM

Para aqueles que sonham em ingressar no mercado de trabalho, o ensino superior é um dos requisitos fundamentais. Além de propor um conhecimento especializado através de um curso, para a capacitação do aluno para demandas necessárias na profissão que deseja exercer, ele é um dos maiores diferenciais – tanto para o crescimento profissional, quanto para o pessoal.

Para estes, é importante que tenham conhecimento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um dos maiores vestibular do país. O exame foi criado com o objetivo de avaliar o ensino médio nacional e, em seguida, passou a ser adotado para facilitar a entrada em uma série de programas do Governo Federal.

Atua na seleção de alunos para programas que viabilizam o ingresso em universidades públicas e o financiamento da faculdade, apoiando aqueles que necessitam de apoio financeiro para arcar com as mensalidades. Dentre os programas, podemos citar o Sisu, o Prouni e o Fies.

O ENEM conta com um sistema de correção chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), que segue um critério de avaliação do conhecimento do aluno através da mensuração de erros e acertos, variando o valor das questões de acordo com o grau de dificuldade. As questões são divididas em 3 categorias: fáceis, médias e difíceis. No caso do estudante acertar muitas questões difíceis, mas erra as fáceis, o sistema irá entender que foi “chute”.

A prova possui um total de 180 questões além da redação, sendo elas objetivas e divididas nas áreas de humanas e exatas (Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Ciências da Natureza).  Para montar a prova, o MEC escolhe o conjunto de 45 questões de cada área, objetivando mensurar o domínio das competências, habilidades e conteúdos previstos na matriz de referência do Enem, conforme o TRI.

Além disso, há uma redação, que é a única prova do exame em que a nota diz respeito particularmente a cada participante. Dessa maneira, é a única em que é possível, independente do desempenho, tirar a nota máxima dos outros inscritos. Por avaliar a capacidade argumentativa, os conhecimentos sobre o tema abordado, além da escrita (de acordo com as normas da língua), ela possui um peso alto na nota final do Exame.

Entenda o peso redação do ENEM

A redação é um dos critérios principais para o desempate nas seleções dos programas estudantis. A finalidade da banca é avaliar a capacidade de reflexão e análise crítica do candidato quanto aos temas sociais abordados. Mostrar a capacidade de argumentação e articulação de soluções para a pauta proposta é fundamental, inclusive, para demonstrar maturidade na vida acadêmica e profissional.

O tema proposto costuma denotar sua relevância para a sociedade nos meses anteriores a aplicação do exame. É exigido que o candidato produza um texto dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Testar os conhecimentos em atualidades é um dos pontos avaliados pela Banca, o que torna mais importante ainda que o estudante esteja bem antenado aos noticiários e nas discussões da atualidade. Os cursinhos pré-vestibulares costumam dar inúmeras dicas para redação do enem, inclusive especulando sobre alguns temas possíveis do aluno encontrar na hora da prova.

Abaixo citamos os motivos da importância de fazer a redação do ENEM:

  • Avaliar a capacidade de argumentação;
  • Aumentar a nota no ENEM
  • Conquistar uma vaga na universidade;
  • Critério de desempate

Texto argumentativo-dissertativo

Sabendo disso, é fundamental que o estudante conheça o Manual de Redação do ENEM e tenha conhecimento sobre como fazer um texto dissertativo-argumentativo, que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre um assunto específico. O conteúdo deverá ser fundamentado com argumentos que influenciam na opinião do leitor, tentando convencê-lo da ideia defendida; ou seja, ele defende uma opinião e explica ela, em sequência.

Sem dúvidas, ela é o diferencial para conquistar uma boa colocação nos resultados finais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *