Quais os cuidados necessários com os uniformes na área da Saúde?

Se existe um setor de atividade onde os uniformes profissionais são fundamentais (e até obrigatórios) é na Saúde.

Além do grande cuidado com a higiene e a saúde que eles representam, podem contribuir com a confiança e a qualidade do atendimento aos pacientes e acompanhantes.

Porém é importante ter alguns cuidados para que eles sejam usados da melhor forma possível e ajudem a promover um ambiente saudável nos ambientes hospitalares.

Vamos falar um pouco sobre os cuidados necessários com os uniformes dos profissionais da Saúde.

Obrigatoriedade de uso dos uniformes na área da Saúde

Os uniformes profissionais são obrigatórios de uso nos ambientes de atendimento médico – consultórios, ambulatórios, enfermarias e centro cirúrgicos. Eles são, inclusive, considerados como Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

É uma medida de preservação da higiene na relação do profissional com os pacientes e acompanhantes. Funcionam como uma barreira de proteção contra incidentes e acidentes, protegem a pele do profissional da exposição a vários riscos, como derramamento de material infectado, contato com sangue e fluidos corpóreos.

Existe uma padronização de dimensões dos uniformes: eles devem ter mangas longas, comprimento até as pernas acima dos joelhos, cobrir braços, dorso e costas completamente.

Uma determinação da Anvisa proíbe que os profissionais de saúde saiam das unidades de saúde vestindo os uniformes. É uma medida também de higiene e cuidado para que não haja contato das pessoas com os uniformes que poderão estar sujos e impregnados de microrganismo.

Os uniformes de profissionais da Saúde devem ser brancos?

É uma tradição secular o uso de uniformes brancos por parte dos médicos, enfermeiros e técnicos hospitalares, baseada no conceito da limpeza que deve ser a tônica em um ambiente médico. Também traz a ideia de esperança para o inconsciente dos pacientes.

Desta forma, é possível ver claramente quando há manchas de sangue e fluidos e o profissional deve, dependendo da extensão, trocar de uniforme imediatamente.

Porém, a modernização também chegou aos uniformes médicos. Hoje em dia podemos encontrar peças de cores diversas, quebrando a monotonia que o branco provoca.

Porém, é sempre recomendo que os tons sejam claros, para que também transmitam uma sensação visual de bem-estar para os pacientes. É visível a melhoria de humor em contato com os profissionais vestidos em tons mais alegres.

Outra inovação importantíssima são os jalecos e pijamas estampados, nos mais variados tons e temas, principalmente os infantis. São usados na grande maioria em ambientes médicos infantis, com redução significativos das crianças à resistência aos procedimentos.

Sem dúvidas, a moda trouxe melhorias grandes psicológicas para momentos de extrema dificuldade e angústia para tantas pessoas.

Quais os cuidados com o jaleco médico?

Em muitos locais, o jaleco é de propriedade da instituição de saúde e, portanto, ela terá os diversos cuidados para lavar e higienizar diariamente, além dos demais tipos de uniformes hospitalares.

Porém, quando o jaleco é de propriedade do próprio médico, é essencial que ele tenha diversos cuidados para a limpeza e conservação:

  • É indispensável que o profissional tem alguns jalecos, pois a duração de uso é de apenas um dia.
  • Ele deve ser levado para fora do ambiente hospitalar dentro de um saco plástico descartável e fechado, que deve ser aberto somente no momento de colocar o jaleco na lavadora.
  • Deve sempre ser lavado separado das demais roupas – é possível lavar mais de um jaleco por vez, porém jamais devem ser retirados do saco usado no de transporte antes deste momento.
  • Esvazie todos os bolsos.
  • Use o ajuste de lavagem de roupas leves na lavadora, para evitar o desgaste do tecido e o desbotamento.
  • Para a secagem, é recomendável pendurar em cabide e colocar em local à sombra.

 

Você está começando a sua carreira na Saúde? Então adquira uma roupa ideal como um jaleco.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *