Quem tem direito a uma carteirinha de estudante

A carteira de estudante é um documento tão importante quantos os outros que possuímos, mas poucas pessoas têm esse conhecimento. No entanto, esse documento só é liberado para pessoas que ainda estudam em alguma instituição de ensino público ou privado.

A carteira foi um direito conquistado pelos estudantes e hoje é reconhecida em todo o território brasileiro. Mas, alguns alunos não sabem o quanto é importante ter uma carteirinha estudantil e por este motivo, deixam de solicitar a sua.

São muitos os benefícios que um estudante tem quando possui a carteira. Mas, será que todos os estudantes podem ter essa carteirinha? Onde solicitar? Quais são os documentos necessários para fazer a solicitação? Veja as respostas a essas perguntas neste artigo!

Quem tem direito?

Como foi dito antes, só que tem direito a carteira de estudante é aquele que estar de fato matriculado em alguma instituição de ensino.

Tem direito a carteirinha aqueles que estudam no ensino fundamental e ensino médio, além do ensino infantil, constituindo assim a educação básica. Todo aquele que também faz parte da educação superior também tem direito. São eles:

  •         Curso de graduação;
  •         Pós-Graduação;
  •         Mestrado;
  •         Doutorado;
  •         Cursos de especialização;
  •         Cursos de extensão e
  •         Cursos tecnológicos.

Além destes, todo aluno matriculado em algum curso técnico também tem direito a carteirinha estudantil, independentemente de estarem matriculados nas modalidades presenciais ou à distância.

No entanto, aqueles alunos que estão matriculados em cursos livres, cursinho pré-vestibular ou cursos de idiomas não estão inclusos na lei que estabelece o direito da carteirinha de estudante.

Onde fazer a carteira estudantil?

No passado, para fazer a carteira era preciso que o aluno procurasse a direção da escola ou instituição de ensino para fazer a solicitação. Hoje todo aluno que tem o interesse de ter sua carteira pode fazer o pedido por meio da internet.

A solicitação é realizada de forma online, direto no site da instituição de ensino ou das entidades estudantis. A emissão deste documento será feita conforme os padrões impostos por lei.

A carteira estudantil é feita mediante a um pagamento que pode ser realizado por meio de cartão de crédito ou boleto bancário. Esse valor é em torno dos R$ 35,00.

Vale lembrar que essas carteiras possuem data de validade de um ano, ou seja, a cada ano será necessário fazer a sua renovação para continuar usando-a.

Quais documentos são necessários?

Quem deseja fazer o pedido da carteirinha de estudante deve ter os seguintes documentos:

  •         Uma foto atualizada. Não é aceito foto com chapéu, descamisado e com óculos de sol, ou seja, qualquer forma que torne difícil identificar o aluno.
  •         Comprovação da matrícula carimbado e assinado pela entidade de ensino, ou com código eletrônico.
  •         Qualquer documento de identificação com foto.

Além destes documentos, você também precisa informar alguns dados pessoais como e-mail, CPF e endereço de residência.

Quais os benefícios?

Com a carteirinha, o aluno tem muitos benefícios. Um deles é o direito a meia entrada em grandes eventos e em alguns estabelecimentos como, por exemplo, cinemas, shows, teatros, jogos de futebol, parques de diversão, congressos, feiras literárias, entre outros.

Com a carteira o aluno só paga a metade do valor do ingresso. Além disso, o estudante também tem direito a pagar metade do valor das passagens de ônibus, em alguns estados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *